quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mind the gap

Descrições de Universidades na América; que também podiam ser, com algumas diferenças, de Universidades em Portugal ou noutras partes do mundo. Instituições que se tornaram mais complexas à medida que se foram interligando mais com outras partes da sociedade; à medida que foram diversificando a sua atuação; na mesma medida em que as regras aplicáveis a outros domínios das atividades económicas foram entrando nas universidades, questionando, em muitos casos, a sua autonomia.

Extratos de "A University for the 21st the Century", de James Duderstadt, no ano 2000, ao virar do século.

"We might think of a university much like a city. It has buildings and roads, parks and theatres, apartments and neighborhhods - and all require knowledgeable professionals capable of building and maintaining, operating and repairing the infrastructure for the academic programs of the institution.
(...)
In most large universities, staff members outnumber the faculty several fold [não é o caso em Portugal o que tem como consequência, desde logo, que docentes e investigadores desempenham um grande número de tarefas que não são centrais à sua atividade; o que se acentua pelo facto da resistência que ainda existe a delegar tarefas avançadas em pessoal não académico]. They are characterized by a great diversity of roles and activities, experiences, and qualifications. In many areas such as finance, health care and facilities senior staff members have educations and credentials every bit as extensive as faculty members.
(...)
Yet, one of the dilemmas faced in attracting and retaining outstanding staff is the relatively low degree of recognition and reward they usually receive within higher education. (...) Furthermore, the human resource development function in most universities lags far behind its corporate counterparts, with relatively little attention given to career advancement. [de como a "fuga de cérebros" pode ter lugar entre portas, seja por falta de capacidade de concorrer com outras instituições, seja por falta de uma estratégia própria destinada às pessoas, a todas as pessoas].
(...)
Yet there remain many signs of a widening gap between faculty and administrators on many campuses. The rank and file faculty sees the world quite differently from campus administrators. There are significant differences in perceptions and understandings of the challenges and opportunities before higher education. [distâncias que existem não só entre académicos e não-académicos, mas também entre áreas científicas, entre serviços, entre estruturas locais e centrais, entre diferentes categorias profissionais, entre as pessoas]."

Distâncias e barreiras são elementos perigosos na vida.
Mind the gap.

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