terça-feira, 14 de julho de 2015

18

18 são os Países do zona Euro, para além da Grécia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.

Todos participaram nas reuniões.  Em muitas reuniões. Curtas de uma hora, ou longas de quase um dia. De alguns ouviu-se falar. Muito. Da Alemanha, sempre acompanhada pela França em reuniões restritas. Da Holanda que presidia. De umas pitadas de Itália. De uma gotas ácidas da Finlândia. Palavras de circunstância de muitos dos presentes, em tweets e posts. Documentos estrategicamente disponibilizados à comunicação social, onde também se negoceia, criando pressões ou amenizando tensões.

Das posições e argumentos da maioria, se é que falaram, nada se sabe. São negociações.  Não foi apenas a Alemanha versus Grécia, embora David versus Golias esteja sempre no imaginário. Não foram apenas a França e a Alemanha a quem parece que todos telefonam em primeiro lugar. Foi uma decisão por unanimidade. Por ação ou omissão todos são co-responsáveis pelo acordo traçado.

Sem comentários: