sábado, 28 de dezembro de 2013

2014

Edição de 28 de dezembro das "Notas sobre o Ensino Superior" no Click, Antena 1.

É tempo de entrar em 2014, ano para o qual se anunciam alterações de monta no ensino superior. Aqui fica uma lista de 10 temas que, muito provavelmente, estarão presentes ao longo do novo ano.

Um – A alteração ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior e a redefinição do estatuto de autonomia. Em teoria esta será mais alargada, mas a prática vem desmentindo o discurso oficial; por isso, tão ou mais importante, será a plena afirmação e exercício da autonomia, por universidades e politécnicos, sem quaisquer concessões.

Dois – Um dilema sempre presente mas continuamente adiado: a diferenciação entre ensino universitário e politécnico.

Três – A reorganização da rede de ensino superior. Fala-se muito de como; pouco do porquê; menos ainda do para quê; no entanto, criou-se um sentimento de inevitabilidade, de urgência, e até de perigoso sentido único; as primeiras movimentações já aí estão.

Quatro – O modelo de financiamento. Não se conhecem propostas mas é urgente que o Estado torne claro qual a responsabilidade que quer, ou que pode, assumir, numa perspetiva de médio prazo; 2014 será apenas um ano de transição.

Cinco - A execução orçamental, certamente com instituições em dificuldade, e a preparação do orçamento para 2015.

Seis – A criação, em pouco mais de seis meses, dos novos Cursos Superiores de Especialização, com tantas incógnitas como oportunidades, para quem as souber aproveitar.

Sete – As regras para a definição de vagas. Deviam ser já conhecidas, para permitir opções sustentadas e planeamento, e não apenas a um par de meses do início do ano letivo, como é habitual.

Oito – A evolução da procura de cursos superiores, condicionada pelos resultados do secundário, por perceções de qualidade e de futuro, e também pela capacidade financeira de prosseguir estudos.

Nove – A internacionalização e o Estatuto do Estudante Internacional, domínios em que as universidades podem assumir estratégias diferentes e mesmo colaborar entre si, para um maior impacto.

Dez – As pessoas. As pessoas que fazem o ensino superior; a capacidade de se reorganizarem; de melhor decidir; de abrir caminhos. E as pessoas que fazem a sociedade e que devem afirmar o que querem para o País.

Venha 2014!

Sem comentários: