sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O que se estuda na União Europeia?

Os dados estão lá, disponíveis, à distância de poucos minutos de teclado. Vindos do Norte e do Sul da Europa. Do Leste e do Oeste.

Uma vista sobre o que estudam quase 20 milhões de pessoas, em 26 países da União Europeia a 28 (por ausência de dados da Estónia e da Suécia), e tendo em consideração 8 grandes áreas: Educação; Artes e Humanidades; Ciências Sociais, Comércio e Direito; Ciências, Matemática e Informática; Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção; Agricultura; Saúde e Proteção Social; Serviços.

Dando mais uns passos, passamos a contagem de pessoas para uma folha de cálculo; adicionam-se umas fórmulas simples, altera-se o formato, afastam-se as colunas que de momento não interessam e obtemos uma nova visão. As pessoas passam a percentagens. As áreas de ensino adquirem pesos relativos. Semelhanças e diferenças.

A Alemanha é, de longe, o país que apresenta um perfil mais homogéneo, em que 5 das 8 áreas têm mais de 13% do total de estudantes.

Por toda esta UE26 estuda-se, em abundância, Ciências Sociais, Comércio e Direito. Área de estudo de mais de 1 em cada 3 estudantes, e a área mais representada em todos os países.

Em todos? Não! Há uma exceção: a Finlândia, o país da Nokia, onde há mais estudantes em Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção (1 em cada 4). Domínio em que é seguida de perto por Portugal e Roménia. É possível que o balanço entre Engenharias e Construção seja diferente em cada um destes países.

Na Saúde e Proteção Social o destaque vai para Bélgica e Dinamarca (acima de 20%).

Reino-Unido, Irlanda e Itália são cimeiros em Artes e Humanidades.

Luxemburgo e Áustria em Educação.

Em Ciências, Matemática e Informático lideram Alemanha e Grécia, em conjunto com o par Reino Unido e Irlanda (cerca de 15%).

Nos Serviços a Hungria é o único país a alcançar 10%.

Na Agricultura o recorde é Grego (5%).

Aqui ficam os dados de Portugal:
31% Ciências Sociais, Comércio e Direito
22% Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção
16% Saúde e Proteção Social
10% Artes e Humanidades
07% Ciências, Matemática e Informática
06% Educação
06% Serviços
02% Agricultura

File Save.
Exit.

Dados referentes a 2012, disponíveis na PORDATA.

Sem comentários: