quarta-feira, 18 de maio de 2016

Mais Universidades

Competição, Escolha e Arquitetura. Estas são as três linhas de ação do Governo Britânico, expressas, há poucos dias, no Livro Branco do Ensino Superior. Apresentadas por esta ordem.

Primeiro a competição como elemento gerador de inovação, qualidade e maior escolha. Com medidas especificamente destinadas a promover a entrada de "novos operadores" no mercado; reduzindo as barreiras regulamentares; flexibilizando os poderes de atribuição de graus; facilitando o acesso ao uso da denominação Universidade; aumentando a capacidade do sistema; aumentando as possibilidades de escolha dos estudantes; permitindo explorar nichos; permitindo que instituições desistam ou falhem.

Mais Universidades é aqui a expressão chave para mudar o sistema.

"We will enable the creation of more new universities so students can choose from a wider range of institutions. We will remove barriers for new high quality providers to enter, achieve degree awarding powers and secure university status, in a manner which will enhance the world class reputation of the sector. We will end the anti-competitive situation where new high quality providers must secure ‘validation’ agreements from established providers in order to operate. We will move to a new robust and risk-based quality system. And for the first time we will be able to require providers to put in place student protection plans to ensure students are protected if providers exit the market or close their course."

Depois a escolha pelos estudantes, que se pretende mais informada, em particular no que se refere à qualidade do ensino, ao emprego uma vez diplomados e ao potencial de retorno económico associado ao diploma.

Finalmente, a arquitetura em termos de entidades que regulam o sistema, reduzindo o número de entidades com intervenção em todo este processo.

Success as a Knowledge Economy: Teaching Excellence, Social Mobility and Student Choice, Department for Business, Inovation and Skills, UK, maio de 2016.
https://www.gov.uk/government/publications/higher-education-success-as-a-knowledge-economy-white-paper

Sem comentários: