terça-feira, 7 de junho de 2011

Um erro de 150 milhões

O inimigo mortal começou por ser o pepino espanhol; depois os rebentos de vegetais; o alarme alargou-se a outras verduras; hoje reconhece-se que a origem do surto de uma variante letal da Escherichia coli pode nem sequer vir a ser identificada; certeza apenas uma: Hamburgo, Alemanha, é o elemento comum nesta crise que já custou a vida a mais de 20 pessoas.

Mas se a informação circula rapidamente, neste nosso mundo globalizado, a suspeita é ainda mais veloz, espalhando medos; medos que se traduziram em quebra de consumo e em produções sem escoamento; medo que se transformou no desperdício de toneladas de bons produtos agrícolas; medo que se transforma até em desemprego.

Estima-se que, para compensar alguns dos efeitos de uma comunicação precipitada, não fundamentada e pouco profissional, vão ser gastos 150 milhões de euros dos contribuintes europeus. Os erros de comunicação são causa primeira de muitos acidentes, com consequências graves. Mas a comunicação continua a ser um elemento tão negligenciado!

Sem comentários: