quarta-feira, 7 de março de 2012

Comissão ou Comichão

Comissão - Conjunto de pessoas encarregadas de tratar em comum de um assunto.

O Conselho de Ministros instituiu, hoje, a Comissão Interministerial de Orientação Estratégica dos Fundos Comunitários e Extracomunitários. Esta nova comissão tem competência, como o nome indica de índole estratégica, na definição das prioridades, coordenação de políticas e utilização das verbas nacionais de fundos comunitários e extracomunitários.

A Comissão é composta por sete - sim, sete - Ministros. Ficam apenas de fora o Primeiro-Ministro, o Ministro dos Assuntos Parlamentares e 3 Ministros setoriais: Defesa, Justiça e Saúde.

Ora, atendendo à importância estratégica conferida ao tema e à abrangência do mesmo, que se reflete na composição referida, não seria mais adequado tratar o assunto em Conselho de Ministros, sob a direção do Primeiro-Ministro? Evitar-se-ia assim uma nova comissão, que é quase réplica do dito Conselho, em particular num momento em que se preconiza a redução de estruturas. Evitar-se-ia uma discussão sobre guerras de poder e influência, ficcionadas ou reais, mas que desviam a atenção. A menos que, de facto, a pressão esteja a aumentar e a paciência, do Primeiro ou das Finanças, a diminuir.

Comichão [em sentido figurado] - impaciência.

Sem comentários: