quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A missão de Cambridge

A Universidade de Cambridge é uma instituição conhecida e reconhecida mundialmente.

Com 800 anos de idade é mais antiga do que a maioria dos países; tem associada à sua história nomes como os de Erasmus, Newton, Byron, Harvard (que viria a dar o nome a uma famosa universidade do outro lado do Atlântico), Babbage, Nehru e Hawking, entre muitos outros, incluindo 88 prémios Nobel; com cerca 23.000 estudantes tem 30% de alunos em estudos de pós-graduação e, destes últimos, 50% são estrangeiros; conta com 4000 docentes a tempo inteiro e com mais de 4500 não-docentes; o seu orçamento anual supera mil milhões de libras. Lidera rankings e o seu nome evoca prestígio.

Mas este legado, quase milenário, assenta em princípios que são traduzidos e comunicados de forma simples, num par de linhas: "The mission of the University of Cambridge is to contribute to society through the pursuit of education, learning, and research at the highest international levels of excellence".

E em apenas dois valores fundamentais, mas que encerram o potencial para gerar novos conhecimentos, novas atitudes e maior igualdade: liberdade de pensamento e de expressão; livre de discriminação.

Simples de dizer, difícil de praticar!

Sem comentários: