quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ensino Superior: profissões em mudança

O Times Higher Education de hoje dá destaque à evolução do número de trabalhadores no Ensino Superior, entre 2009/2010 e 2011/2012. Nas ilhas britânicas há mais trabalhadores não académicos do que académicos, o que é, desde logo uma realidade muito diferente da portuguesa; mas haverá aspetos comuns no modo de olhar a realidade, das associações que se fazem e das tendências.

Eis alguns elementos:
- a redução de trabalhadores incide, sobretudo, no pessoal não académico;
- são particularmente afetadas áreas técnicas;
- em alguns casos aumenta o recurso, numa base informal, a pós-docs, para suprir estas funções.
- aumenta o outsourcing, por vezes com transferência de trabalhadores das instituições;
- há mais trabalhadores na área social (5,1%), relações públicas e afins (1,5%) e gestão (1,2%).


"I think the fundamental issue is that we tend to see research or teaching in higher education as just for academics... and we don't have any champions for the support staff, particularly technicians"

"The increase in managerial numbers was likely down to an increasingly complex regulatory environment, he added, while the rise in PR staff could be explained by "a growing interest and need to communicate with stakeholders" including students and members of the local community."

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