sexta-feira, 22 de abril de 2016

Bump ahead

A estrada recomeçou a ser construída, depois de uma mudança geral de equipa. Planeadores, projetistas, engenheiros, chefes de obra. Gente nova ou gente de outros projetos. Com mais ou menos currículo. O traçado segue quase a mesma linha, talvez um pouco mais à esquerda, dependendo do ponto de vista. Efeito de paralaxe que vai permitindo um acordo, consentido, sobre o desenho do novo traçado. Os trabalhadores são os mesmos, tanto quanto é possível dizer que nos mantemos os mesmos, ano após ano. O próximo ponto de passagem também não mudou. Chama-se 2017, e será mais curto que o ano em curso. Menos mal, já se poupa um dia.

A estrada que recomeçou a ser construída ganha novos cartazes, que anunciam as paisagens do futuro, quando a reflorestação estiver concluída, quando tiver trânsito, quando as cidades forem outras, mais reabilitadas, quando as mesmas pessoas forem outras, mais qualificadas, quando o futuro chegar e passar, como todos os futuros.

A estrada em construção tem já alguns sinais, prevenindo quem a calcorreia. Proibido virar à direita. Curva perigosa à esquerda. Curva e contra curva. Contra curva e curva. Precipício. Não olhar para baixo. Subida íngreme. Descida acentuada. Escapatória de contingência. Ponte para a Europa, ainda incompleta. Salto no escuro.

E dísticos celebrando os planos do futuro-presente para o País. Plano A. Plano B. Este afinal não existe. É o não-plano. Uma miragem. Plano de Estabilidade. De estabilidade estável. Planos com siglas. PO de Programa Orçamental. 10 de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. E número, alguns números. Não de quilómetros construídos, mas de milhões gastos. Em euros. Na estrada em construção, 1.397. Na estrada a construir, depois de entrar em 2017, 1.400. Número mais redondo. Mais 3 milhões de euros. Mas os trabalhadores do 2017 por vir ganham já mais do que os trabalhadores do 2016. Muitos mais do que estes 3 milhões de euros. Em algum lado se fará o equilíbrio. São contas de somar e de sumir, ensinadas no Ensino com todo o rigor da Ciência.

Caution! Bump ahead!

Sem comentários: