segunda-feira, 24 de março de 2008

Universidades ontem e hoje

"Houve um tempo, quando cada magister leccionava independentemente e a designação universidade era desconhecida, em que as aulas e os debates eram mais numerosos e era maior o interesse pelas coisas do saber. Agora, pelo contrário, depois de vos haverdes reunido e formado uma universidade, as aulas e os debates tornaram-se menos frequentes; tudo é feito apressadamente, pouco se aprende e o tempo necessário ao estudo é deseperdiçado em encontros e reuniões. Enquanto os mais velhos debatem em reuniões e legalizam estatutos, os mais novos organizam conspirações infames e planeiam os seus ataques nocturnos."

Verger citado em Uma história da Universidade na Europa, Vol. I - As Universidades na Idade Média [pág. 14], coordenada por Walter Rüegg, e disponível em português em edição da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

Este texto não data dos dias de hoje: tem cerca de 800 anos! O seu autor, Philippus de Grevia, foi chanceler da Universidade de Paris de 1218 a 1236. Como a obra citada refere, não se tratava de um texto desinteressado, uma vez que Philippus representava os interesses da classe eclesiástica numa altura em que a universidade reduzia o direito, detido pela igreja, de supervisão dos estudos superiores.
Independentemente desse facto continua a merecer reflexão, em pleno séc. XXI, em tempo de ritmo acelerado (pelos vistos também já o era naquela época...), de processo de Bolonha, de elaboração de estatutos. Equilíbrio em terreno movediço - procura-se.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois, pois...ao ler o excerto imagino-nos encerrados numa máquina do tempo atulhada com as actuais preocupações de definições de procedimentos, estatutos, objectivos, indicadores, etc, etc para obter dos académicos da época a indispensável consultoria estratégica. Acho que talvez regressassemos de 1200 com alguns ensinamentos clarividentes!!!!!
Talvez uma passagem por Bolonha também ajudasse...
O que achas de avançarmos com um programa de turísmo científico tipo "Back to the Past(a)"?
Fazemos o plano de negócios à hora do chá.Combinado?