sábado, 12 de março de 2016

Ter opinião

"Ter opinião dá muito trabalho". Começa assim um texto de Nuno Lobo Antunes, na edição de hoje do Expresso, a propósito da hiperatividade. Mas esta frase teria lugar num texto sobre qualquer uma das mil e uma facetas da vida em sociedade. É que ter opinião é diferente, deve ser diferente, de achar que, de parecer que, de acreditar em, de querer , de imaginar, de sonhar, de delirar. São diferentes expressões que conduzem a diferentes formas de interagir com os outros. São diferentes janelas, umas abertas ao outro, muitas fechadas, algumas mesmo impenetráveis e opacas. Não são comparáveis.

Ter opinião dá muito trabalho e, talvez por isso, nos deparemos, diariamente, com uma imensidão de afirmações, mas com muito poucas opiniões.

Aqui fica um pouco mais do texto: "Ter opinião dá muito trabalho. Exige estudo, pesquisa, reflexão e experiência do assunto sobre o qual se opina. Contudo, assiste-se nos media e redes sociais à expressão da mais profunda ignorância, exibida sem qualquer pudor, porque todos temos direito a uma "opinião". Não temos, quando a nossa preparação não permite fazer afirmações cuidadosamente fundamentadas. "Devemos respeitar as opiniões dos outros", é um lugar-comum. A verdade, porém, é que não devemos respeitar a opinião dos mal informados, tendenciosos, incompetentes ou enviesados."

Sem comentários: