quinta-feira, 14 de abril de 2011

Por detrás de uma definição

As universidades de hoje são comunidades complexas, nas quais trabalham, aprendem e convivem indivíduos com missões distintas. No dizer do Regime Jurídico das Instituições do Superior encontramos, designadamente, professores e investigadores, estudantes, personalidades externas e "pessoal não docente e não investigador".

Estes últimos são os únicos definidos pela negativa, por uma dupla negativa, como se não houvesse um traço que permitisse afirmar a natureza da sua actividade. É certo que as funções que estas pessoas desempenham são hoje muito diversas e em muitas áreas - financeira, jurídica, projecto, arquitectura, engenharia, secretariado, apoio laboratorial, comunicação, informática, atendimento, produção de conteúdos, etc., etc. Áreas diversas mas que fazem parte da administração de uma universidade, tendo "administração" um sentido abrangente. Prefiro pois a designação "pessoal da administração". Não será perfeita, mas terá mais significado do que "não-não".

Aqui fica um olhar sobre o papel destas pessoas, vindo de além-mar:

"Although we generally think of universities competing for the very best students and faculty, it is clear that the quality of staff s also very important in determining the quality of an institution. The modern university requires highly competent staff, in managing the inticacies of financing a multi-billion-dollar-a-year operation, in seeking the private gifts and government support, in maintaining the most sophisticated technical equipment and facilities, in providing competent and courteous service to students and patients. Beyond these services, we look to staff to provide key leadership for the institution. And in many cases, this leadership has been absolutely essential to the fortunes of the institution.
...
Yet, one of the dilemmas faced in attracting and retaining outstanding staff is the relatively low degree of recognition and reward they usually receive within higher education
."

J. Duderstadt (2000) A University for the 21st Century, The University of Michigan Press

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