quarta-feira, 6 de abril de 2011

Condução da guerra

"Quando te envolveres em combates, se a vitória tardar,as armas embotar-se-ão e os homens perderão o seu ardor. Se estiveres a cercar uma cidade, esgotarás as tuas forças.

De novo, se a campanha se prolongar, os recursos do Estado não estarão preparados para o sobresforço.

Então, quando as tuas armas se encontrarem embotadas, o teu ardor esmorecido, a tua força exausta e o teu tesouro gasto, outros chefes correrão a aproveitar-se da tua situação extrema. Nessa altura, nenhum homem, por mais sábio que seja, conseguirá evitar as consequências que daí advirão.

Deste modo, embora tenhamos ouvido falar de pressa estúpida na guerra, a inteligência nunca foi vista associada a grandes demoras."


E acrescenta o anotador, sobre a interpretação a dar à última frase: "... O que ele diz é algo muito mais contido, nomeadamente que embora a rapidez possa ser por vezes insensata, a demora é sempre um disparate - nem que seja por significar o empobrecimento da nação."

Sun Tzu, "A arte da guerra", Introdução e notas de Lionel Gilles, Edições Sílabo, 2009.

1 comentário:

Eduardo disse...

... foi a demora no pedido de ajuda... é a demora na mudança de primeiro-ministro! Chegam 6 anos de desgraças! Não adiemos ainda mais o nosso futuro!