sábado, 29 de outubro de 2011

Prefiro o verão!

Na madrugada de Domingo passaremos à hora de inverno. E assim, por decisão arbitrária, o sol que hoje nasceu às 08h00 levantar-se-á às 7h00, e o ocaso passará das 18h41 para as 17h41. A discussão sobre a adoção de um ou de outro horário costuma voltar, recorrentemente, à ribalta. Desta vez não parece ter sido o caso, talvez por causa da crise...

Declaro a minha parcialidade na matéria e que me leva a discordar desta medida: prefiro os "dias longos" de verão!

Mas podemos usar este tema como exemplo da maneira como discute e se decide, frequentemente: com base em muitos "acho que" e com pouca informação. Uma nota e duas questões a este propósito.

Os horários, quer em termos profissionais quer em termos individuais, têm-se vindo a alargar, mas de forma assimétrica incidindo mais sobre o início da noite que sobre o fim dela. A partir de amanhã, uma pessoa que tenha um ciclo de atividade das 06h30 às 23h30, não beneficiará de luz solar direta durante cerca de 30 minutos, ao início do dia, e durante 5h49, no final. Estes valores seriam, hoje, de 1h30 e 4h49, respetivamente.

Primeira questão. Gostaria de saber se uma ou outra hora têm impacto no consumo energético. Sendo a duração do período solar igual, tendo apenas ocorrido uma translação, a questão resumir-se-á a saber se o consumo de energia para iluminação (e aquecimento nos períodos mais frios) será maior às 08h00 ou às 18h00. Tendo a inclinar-me para a segunda hipótese, pois julgo que haverá aí uma maior concentração de atividades; mas não sei. Alguém sabe? E saberá se a diferença é significativa? Suficientemente significativa para uma decisão política?

Segundo aspeto. Recordo-me de ouvir o argumento de que estas alterações eram necessárias por causa da articulação internacional das atividades económicas. Mas será mesmo assim? Em que setores faz a diferença? E de que monta? Nem por isso adotamos, até agora, a hora da Espanha, nossa vizinha e parceira comercial; noto ainda que os territórios das grandes economias mundiais (EUA, China, Rússia, Europa) estendem-se por vários fusos horários.

Seja como for prefiro o verão!

Sem comentários: